25.6.07

O pombo guloso


Era uma vez um pombo muito magro, que andava cheio de fome. Um dia encontrou um cesto cheio de milho e ficou contente, ia poder comer até se fartar. Mas tinha um problema: como é que ia chegar aos deliciosos grãozinhos?
O pombo acho que o melhor era fazer um buraco no cesto, para o milho sair, podendo assim deliciar-se com o mesmo.
Debicando, debicando lá conseguiu fazer um pequeno buraco no cesto. Foi-o aumentando, só até ter o tamanho necessário para se meter lá dentro.
Uma doninha que por ali passava viu que o pombo andava a fazer asneira e então avisou-o para não comer muito, pois depois não conseguiria sair.
O pombo, esfomeado, não ligou aos conselhos da doninha e comeu, comeu, até ficar cheio, redondo como uma bola. Já não parecia o mesmo.
O animal, satisfeito, tentou sair, pondo a cabeça de fora primeiro, mas a sua barriga aumentara tanto de tamanho, que ele não conseguia sair.
Tentou pôr a cabeça de fora outra vez e deu de caras com a doninha que se ria da sua angústia e aflição, por ter sido guloso e por não a ter ouvido.
Assim, o cesto passou a ser a prisão do pombinho, que só pensou em comer o que havia no cesto e mais nada.
O pombo, muito triste por não conseguir sair dali, escondeu-se no cesto e começou a pensar naquilo que a doninha lhe tinha dito. Então decidiu que não comia mais até conseguir sair dali.
O pombo percebeu que não se deve ser guloso e ouvir o que os outros dizem.

Ângela 6º A

Sem comentários: